Aprender a aprender
Olá pessoal, tudo bom?
Embora eu tenha prometido atualizar e postar novos textos todas as segundas-feiras, quinzenalmente, nessa semana tive alguns contratempos e uma agenda super cheia. Resultado, só consegui postar hoje.
Como postei nos stories do meu Instagram pessoal e da empresa (@aledefra e @vianafrascino) estamos em uma era que é preciso aprender a APREENDER o conhecimento.
Explico: enquanto antes da era da internet, smartphones e essa quantidade e facilidade de acesso à informação o conhecimento era passado de professor para o aluno, de forma linear. Existiam erros, mas era o melhor que tínhamos naquele momento. Recentemente, esse aprendizado mudou, e com isso, é fundamental que não só as novas gerações de alunos mudem sua forma de aprendizagem, é fundamental mudar o ensino. Entendo que, atualmente, o professor guia e orienta o aluno durante sua trajetória para aprender certo tema ou conteúdo. Mas é RESPONSABILIDADE do aluno aprender a APREENDER a forma de reencontrar este assunto no futuro.
NA área da saúde, esta habilidade se torna cada dia mais fundamental para o sucesso profissional e segurança do paciente. Novos protocolos de atendimento, novas recomendações de condutas, novas abordagens multidisciplinares e novas informações a respeito de efeitos IMEDIATOS e TARDIOS dos tratamentos são publicadas diariamente, em uma quantidade impensável para a nossa capacidade de absorção.
Com isso, ressalta-se também a necessidade de cuidado e acurácia na obtenção do conhecimento. São INÚMEROS os erros médicos e da área da saúde causados por má condutas de “autoridades das redes sociais”, que mesmo assim, continuam a infringir os limites da ética e da atuação coerente.
Assim, espero que possamos, em um futuro não muito distante, mudar também a forma de ensinar, aprender, avaliar e valorizar o profissional não só capacitado, mas capaz de aprender, e manter seus valores humanos.
Até breve! Nos vemos por aqui˜!