Carregando...

Artigos e Publicações Científicas

AVALIAÇÃO OROFACIAL DE CRIANÇAS COM A SÍNDROME PRADER-WILLI


RESUMO
Para o artigo completo: https://www.revistaodontopediatria.org/index.php/alop/article/view/258

 

 Objetivo: Avaliar a saúde bucal e o crescimento craniofacial de pacientes pediátricos com Síndrome de Prader-Willi (SPW), em comparação a crianças obesas não-sindrômicas.

Métodos e resultados: Foram selecionadas 40 crianças com SPW e 40 controles não obesos com SPW, com idade de 10,9 anos (controle: 11,89 anos) e IMC 22,72 kg / m2 (controle 36,43 kg / m2). Foram avaliados o número de dentes, tipo de dentição, presença de cárie, sangramento gengival, má oclusão, acúmulo de placa bacteriana, erosão dentária, hiperplasia gengival e hipoplasia do esmalte. Os questionários avaliaram os hábitos de higiene bucal. Radiografias panorâmicas avaliaram o crescimento craniofacial.

O grupo caso teve um número 6,8% menor de dentes em comparação ao grupo controle. Observou-se diferença estatisticamente significante no sangramento gengival, erosão dentária e hipoplasia do esmalte (p = 0,009; p = 0,02 ep = 0,006, respectivamente). Não houve diferença estatisticamente significante, observou-se um número aumentado de lesões de cárie e apinhamento dentário em crianças com SPW (p = 0,35 ep = 0,07). Ambos os grupos apresentaram má higiene dental. As crianças com SPW apresentaram crescimento aumentado do ramo mandibular com diferença estatisticamente significante (p = 0,03).

Conclusão: As crianças com SPW apresentaram sangramento gengival estatisticamente aumentado e hipoplasia do esmalte do que os controles não obesos com SPW. Crianças com SPW podem apresentar crescimento vertical craniofacial aumentado. Mais investigações são necessárias para essa população.

 

 

Palavras-chave: Síndrome de Prader-Willi; Crânio / crescimento e desenvolvimento; Ossos faciais / crescimento e desenvolvimento; Saúde bucal; Necessidades especiais