A importância de compartilhar as decisões terapêuticas
Olá pessoal, tudo bom?
Hoje venho aqui falar sobre a importância de compartilhar as decisões sobre qualquer tratamento. E existem diferentes aspectos envolvidos neste compartilhamento.
O primeiro é esclarecer o paciente e seus familiares que todos os tratamentos têm riscos associados aos possíveis benefîcios e estes devem ser informados de forma clara ao paciente e responsáveis.
O segundo aspecto envolve as expectativas do paciente. Muitas vezes nos deparamos com pacientes cujas expectativas são altíssimas perante uma terapia. Por vezes, pode o paciente imaginar que aquele tratamento irá "mudar radicalmente a sua vida". E isso dificilmente é verdade.
O terceiro aspecto envolve a abordagem multidisciplinar. Sabemos que hoje todos os tratamentos necessitam da abordagem e interação entre os diferentes profissionais. E cada um deve estar ciente do seu papel nesta trajetória. Afinal é muito difícil conhecer todas as especialidades a ponto de saber não só as indicações, mas também as contra-indicações de qualquer tratamento.
Quanto todos estes aspectos são atendidos, o tratamento têm maiores chances de ser aceito pelo paciente. Além disso, quando as abordagens multidisciplinares são atendidas, a probabilidade de situações adversas serem contornadas é maior.
Nos vemos em breve!