SAÚDE DOS OSSOS: OSTEOPOROSE
O que é osteoporose?
Osteoporose é uma doença crônica que ocorre quando há o enfraquecimento dos ossos, devido uma redução da massa óssea. O osso está em constante remodelação para termos sempre ossos “novos” e saudáveis, diariamente temos formação e destruição da massa óssea. Quando acontece um desequilíbrio dessa formação/destruição, por diversos fatores, temos a osteoporose. O resultado desse problema são as fraturas, que acontecem espontaneamente em casos graves ou com pequenos traumas.
Quais são os sintomas?
Como a maioria das doenças crônicas, na fase inicial da doença não há sintomas, e com o passar do tempo, os sintomas começam aparecer como: dor lombar, dor ou sensibilidade óssea, perda de estatura, postura encurvada, fraturas das vértebras da coluna, do punho, do fêmur ou do quadril...
Quais são os fatores de risco para desenvolver osteoporose?
Os principais são: mulheres após a menopausa ( o estrogênio se relacionam positivamente com a massa óssea) homens após 65 anos, falta de atividade física ( a massa óssea é sensível e dependente do impacto e da carga), tabagismo e bebidas alcoólicas, baixo peso corporal (não vale engordar para prevenir, ok?), história familiar da doença, além de baixa ingestão de cálcio e/ou deficiência de Vitamina D.
Como é feito o diagnóstico e o tratamento?
O diagnóstico é feito pela Densitometria Óssea (padrão-ouro) associada a clínica do paciente, mais as dosagens laboratoriais do perfil osteo metabólico. O tratamento envolve a correção dos fatores de riscos (aumento da ingestão de cálcio, correção da Vitamina D, atividade física...) e uso de medicamentos sempre que necessário.
Importante: Todos nós com o passar do tempo vamos perder massa óssea, por isso devemos sempre manter uma alimentação balanceada e um estilo de vida saudável. Os cuidados iniciam desde a infância, com aporte ideal de cálcio, Vitamina D e outros minerais. Consulte um Endocrinologista!