Um nova fase.
Olá Pessoal, a vida é feita de ciclos, de tempos e de períodos...
Com muito orgulho estamos iniciando uma nova fase na gestão de dados clínicos da VF, bem como no agendamento. Isso é fruto da observação dos gestores, diretores e todas as equipes de apoio que estão envolvidas no dia-a-dia da empresa.
Antes da era digital, os dados clínicos e agendamentos eram feitos no bom e velho papel e lápis/caneta. A maior parte dos agendamentos ocorria por meio de ligação telefônica e pareciam distantes os dias que a informatização seria dominante e preponerante na rotina de uma clínica. Com o passar dos anos, entramos na era digital e de forma pioneira, não só digitalizamos todos os prontuários como também trouxemos o novo método de arquivamento em nuvem, permitindo a nós, verificar e acessar dados de qualquer parte do planeta. Tenho um certo orgulho, Alexandre Frascino, de dizer que fui um dos mais insistentes nesta posição, e que com apoio da equipe e diretoria, pudemos montar nosso prioontuário customizado, criado por nós e direcionado exclusivamente às nossas necessidades, englobando não só gestão de dados, segurança dos mesmos e também a gestão financeira.
Mas, embora tudo pareça funcional, ainda é uma "maquinaria" que depende da interação humana, que toma tempo e exige dedicação dos diversos setores da nossa empresa. Atualmente, a maior parte dos agendamentos ocorre via contato por "aplicativos de mensagens" e a uma parte da divulgação ainda depende da alimentação de redes sociais pelos próprios profissionais. Esta estrutura, embora nos aproxime do paciente, também expõe algumas fragilidades e também traz à tona a questão de "auto-promoção". o que pode esbarrar em conceitos de ética. Criava-se também o desconforto de "excesso de flexibilização" das agendas, o que é comprovadamente uma das causas principais da "Síndrome de Burn-out".
Nesta terceira fase, orgulhosamente pude contar com a participação de toda a equipe de gestão, apoio, clínica e terceirizada para direcionar a implantação da plataforma da Doctoralia. Uma plataforma que permite a alimentação dos dados clínicos respeitando as leis de Gestão de Privacidade de Dados (LGPD), como também, fomentar uma plataforma que aproxima o profissional dos pacientes, excluindo variáveis de auto-promoção, e minimizando a necessidade de interferência humana nas "engenhocas do sistema". Além disso, espera-se que o paciente possa agendar a consulta pelo celular, diretamente via aplicativo, sem necessitar aguardar a resposta de um funcionário(a) ou de um dos integrantes da equipe. Esperamos que isso nos traga ainda mais disponibilidade para focar no atendimento, na ÉTICA, na CIÊNCIA e na COERÊNCIA.
Ao final, podemos agradecer também a todos pacientes e amigos que estão conosco desde o início e que vêm acompanhando as nossas evoluções.
Um grande abraço!